sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AS DIFICULDADES DO MINISTÉRIO DE JESUS - Marcos 3.20-30


Imagem pra demonstrar dificuldade...Meramente ilustrativa...rs
Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios. Então, convocando-os Jesus, lhes disse, por meio de parábolas: Como pode Satanás expelir a Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece. Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa. Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem.Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.

Jesus começa a manifestar seu chamado e ministério. Ele convoca seus discípulos, opera milagres em muitas pessoas, e começa a destacar no meio do povo. Entretanto, este destaque de Jesus lhe trouxe alguns problemas em relação as pessoas que estavam próximas de Jesus a aproximadamente 30 anos e nunca tinham visto nada daquilo. Eles não conseguiam crer que Jesus, filho do José da carpintaria pudesse fazer grandes coisas miraculosas.

Jesus se destacou e teve que enfrentar a desconfiança, a mentira, a fofoca do povo. Foi perseguido pelos seus parentes e pelos religiosos. Mas ele não fugiu. Conforme a popularidade de Jesus crescia, seus inimigos procuravam, desesperadamente, meios para explicar seus maravilhosos poderes. Finalmente, decidiram alegar que ele expulsava demônios pelo poder do próprio Satanás.

Interessante é que essas maiores dificuldades apareceram logo no inicio do ministério de Jesus. Ser forte e convencido no começo é ainda mais difícil, pois ainda não temos muitos fatos que possam nos defender. É no começo que precisamos ser mais fortes ainda, pra não sermos destruídos por nossas adversidades. Jesus tinha acabado de escolher os discípulos, eles nem conheciam tanto sobre Jesus ainda, sobre seu ministério, seu chamado, sua missão. Eles conheciam a pessoa de Jesus, como todos os outros, mas não sabiam muito sobre sua missão.

COMO VOCÊ TEM REAGIDO QUANDO VC É ALVO DE CALUNIAS? OU É PERSEGUIDO?
Aja como Jesus. Não pare de fazer o que você foi chamado para fazer. Não fuja das suas responsabilidades, encare as adversidades. O fato de estarmos no centro da vontade de Deus nos garante vitória. O problema é que nos baseamos mais no que as pessoas dizem, do que no que Deus diz a nosso respeito. Prefiramos ouvir a voz das pessoas, do que a voz de Deus. Jesus preferia ouvir a Voz do Pai. Você esta fazendo o que é certo diante de Deus? Então descanse...agora se você esta em pecado, fique esperto...corrija tua vida antes que o diabo te envergonhe...o diabo vem pra nos humilhar...

QUEM JESUS ENCAROU?
Jesus teve que encarar a duas classes que mais temos intimidade e que mais o diabo quer usar pra nos desestruturar, para nos tirar da vontade de Deus. A família ou parentes e a igreja. O diabo sabe que se ele quebrar os relacionamentos da família e da igreja e destrói as pessoas.
Pessoas não existem sozinhas. A definição filosófica da existência de uma pessoa, se dá quando um ser humano esta diante de outro ser humano. Diante de outro ser humano me torno pessoa. Ninguém é pessoa sozinha. O diabo sabe disso. O diabo quer deixar você sozinho, pra acabar com você, com sua estima, com seus sonhos, com seus objetivos, com seus projetos, e com a vontade de Deus pra você.

O diabo sempre tentou destruir o ministério de Jesus, mas nunca conseguiu. Vejamos que a vez que o diabo tenta mais explicitamente destruir Jesus, Ele estava sozinho no deserto. Quando estamos sós nos tornamos presas fáceis. Quando estamos em grupo, unidos, somos fortes, e assim é mais difícil de sermos destruídos.

ENCARANDO OS PARENTES. v.21
Os parentes de Jesus queriam prende-lo e diziam que ele estava fora de si. Essa perseguição é fruto de fazer a vontade de Deus. Você ta preparado pra isso? Quem não esta preparado pra ser perseguido não pode fazer e estar na vontade de Deus. A vontade de Deus me eleva a um lugar de destaque. Quando me destaco, me torno um alvo. Pessoas que se destacam são constantemente alvejadas, e precisam aprender a lhe dar com o pré-conceito daqueles que estão ao seu redor.

ENCARANDO OS RELIGIOSOS, A IGREJA. V.22
Mesmo diante da acusação de estar endemoniado, Jesus não foge e se posiciona. Jesus lhes fala no v.24-25 que um reino dividido não pode dar certo. No v. 26 ele diz que se satanás esta se levantando contra ele mesmo, ele será derrotado.

No v.27 vemos Jesus justificando seu ministério e seu chamado. Ele veio pra saquear o inferno e tirar das mãos de satanás os enfermos, os cativos, oprimidos e os colocar em liberdade, por isso Ele precisa expulsar os demônios das pessoas. Após justificar seu ministério Jesus garante que todos seriam perdoados. Todos aqueles que estavam contra ele. Só não teria perdão pros que se posicionavam contra o Espírito Santo.

PERDOANDO OS PERSEGUIDORES
Muitas vezes vejo pessoas justificando seus ministérios, mas em poucas vezes vejo pessoas perdoando aqueles que lhes perseguiam. Jesus nos deu exemplo de como fazer...não vamos fazer errado. Vamos imitá-lo. Até que ponto devemos imitá-lo? Até morrermos e sermos ressuscitados com Ele.


Grande Abraço, Pr. Lip Cardoso.

5 comentários:

  1. Lip... que saudades de ti!!!
    Que Deus continue te abençoando para que vc continue abençoando todos nos com palavras sabias como essa!
    Glória a Deus pela sua vida.
    Abraços para Aninha!
    Bjos
    Adiana ( Diana )

    ResponderExcluir
  2. Oi não sei a quanto tempo vc escreveu essas palavras, mas quero lhe dizer foram muito edificantes para mim, nunca deixe de escrever.
    a paz do Senhor jesus.

    ResponderExcluir
  3. Essas palavras me ajudaram muito. Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir