terça-feira, 1 de julho de 2008

Jesus chora por Jerusalém, pois, seu desejo é ter o seu povo debaixo dos cuidados que Ele tem para dar.

Textos base: Lucas 19.41 – 44 e 13.34 – 35.

Ao ver a cidade, Jesus chorou. E disse: Ah! Se vocês realmente quisessem a paz! Mas agora é tarde, a paz será oculta aos olhos de vocês. Os teus inimigos irão te cercar, vão te rodear, vão te apertar de todos os lados. Você, seus filhos e toda cidade será destruída. Não restará pedra sobre pedra, você será totalmente destruída. (No ano 70 d.C Jerusalém foi totalmente destruída pelo exército romano, nada sobrou).

Irmãos e irmãs, por qual motivo ocorreu a destruição de Jerusalém?

“Porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação”

“Porque não reconheceram o tempo que Deus
estevera no meio deles para salvá-los”

“Porque brincou quando Jesus falava sério”

“Porque não se entregou de todo coração a vontade de Jesus”

“Porque não confiou e não reconheceu o messias, libertador e salvador”

O verbo chorar usado nesta narrativa é o mais forte possível na língua grega. É usado para expressar o choro pelos mortos. É a mesma palavra usada quando Jacó ouviu que seu filho José fora morto. É aquela lamentação inconsolável como resultado como resultado da perda de um ente querido. Talvez não seja um choro escandaloso, mas certamente muito profundo.

No sermão do monte Jesus pregou: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados - Mateus 5.4. O choro de Jesus expressava que ele não tinha mais nada o que fazer. Ele já tinha pregado, estava prestes a morrer e o povo ainda não havia entendido que Ele estava ali para ser o Salvador deles. Por isso, Jesus chorou, clamando que Deus desse CONSOLO ao seu coração. Sim, o choro pelo pecado traz alegria, consolo e paz, porque somos compelidos a buscar a Deus, o grande Consolador. Jesus abriu mão, entregou tudo ao Pai naquele choro, crendo que ainda houvesse solução.

Leia agora Lucas 13.34 e 35. Aqui Jesus lamenta, ó povo meu que matar os teus profetas. Eu quis cuidar de vocês, como a galinha cuida dos seus pintinhos, mas vocês nada quiseram. Por causa disso a vossa casa será destruída, tudo ficará deserto.

Sabe irmãos, ainda hoje temos visto pessoas, de Jerusalém, do povo de Deus, que não aceitam o cuidado do Pai, e ainda hoje, tentam matar os seus profetas. Quantas pessoas não permitem o envolvimento dos pastores em suas casas, em suas vidas, e dizem: O pastor não nada haver com isso, o problema é meu! Deus enviou o teu pastor, teu líder para te abençoar, para ser boca D’Ele para você, então entenda isso, e não queira mais matar e apedrejar os profetas do Senhor.

No final do v. 35 Jesus diz: Em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: BENDITO O QUEM VEM EM NOME DO SENHOR!

Clame agora, grite, chore. Se a destruição, o deserto, a dor, chegaram é porque em algum momento você não reconheceu o cuidado e a presença de Jesus em você. Se você tem negado Jesus com ações oculta dos seus lideres, saiba que Jesus chora por você, volte agora, reconheça o tempo da visitação, ele poderá passar e você poderá não ter outra oportunidade.

Que Deus na sua infinita misericórdia nos abençoe e não afaste de nós a sua presença, porque ainda existe um povo que clama: BENDITO É O QUEM VEM EM NOME DO SENHOR!

Pr. Lip Cardoso

Santos, 01 de Julho de 2008.

2 comentários:

  1. gostei do seu texto.
    Foi boa a reflexão.
    Gostaria, porém, de uma informação: tenho desejo de fazer teologia como vc fez. ( Li "QUEM SOU EU").
    será que vc poderia me passar informações sobre a Faculdade de Teologia da UMESP(Universidade Metodista)
    anferje@yahoo.com.br

    ResponderExcluir